Infokeep muda-se para sede própria
26 de julho de 2015
Detalhamento caso de sucesso Bahamas
26 de novembro de 2015

Detalhamento caso de sucesso ABC Supermercados

O CASO DE SUCESSO
img_cases_abcQUEM SÃO E O QUE FAZEM

Muito trabalho, força de vontade e certa dose de intuição levaram Walchir e Valdemar a desenvolver a Rede ABC de Supermercados. Para quem conheceu a modesta loja no Centro de Divinópolis não poderia prever que o negócio se desenrolaria tão bem ao longo de três décadas.

Hoje, são 23 lojas espalhadas em 11 municípios mineiros, 3.400 colaboradores e um faturamento previsto de R$ 700 milhões para 2013. A rede que conta com quatro centrais de distribuição planeja abrir mais seis lojas até o fim de 2014.

Quem presencia o atual vigor do negócio não imaginaria que em setembro de 2008, um incêndio destruiu todo o centro de distribuição da empresa, incluindo o seu datacenter. “Toda a nossa infraestrutura de servidores, reduziu-se a um embolado metálico” relembra Ubirajara Santos, CIO da empresa. “Nós já tínhamos uma sala de redundância pronta e um projeto que estava à espera por recursos financeiros para ser implantado” complementa.

Infelizmente a fatalidade ocorreu antes dos recursos aparecerem e da operacionalização de estratégia de recuperação de desastres. Poucos negócios se recuperariam desse baque, mas o ABC o fez. As lojas não pararam de operar um dia sequer, as operações com cartão de crédito foram afetadas por um dia. Uma infraestrutura backup foi criada e colocada no ar em quatro dias. “A Infokeep foi uma das empresas que nos ajudou a colocar a nossa operação no ar novamente. São nos momentos críticos que reconhecemos os verdadeiros parceiros”, ressalta Ubirajara.

O ABC faz parte da 4ª maior rede de supermercados do país, a Rede Brasil, sendo a maior associação do segmento no país. Formada por 19 redes de supermercados de diversas regiões do Brasil, tem o objetivo de melhorar a produtividade e a rentabilidade das empresas envolvidas. E o seu maior alicerce é a troca de experiências entre as diversas áreas dos supermercados.

Dados rápidos:

Fundação: 1982

Segmentos: rede de supermercados

Presença nas cidades: Divinópolis, Araxá, Itaúna, Formiga, Oliveira, Campo Belo, Lavras, Pará de Minas, Arcos, Santo Antônio do Monte e Lagoa da Prata.

Colaboradores: 3.400 posições diretas

Faturamento / Ano: R$ 700 milhões por 2013

Quantidade de usuários dos serviços de correio eletrônico: 350 usuários

Missões críticas: frente de loja, faturamento e distribuição de mercadorias.

QUAL ERA O DESAFIO

A plena recuperação administrativa do ABC, após o grave incidente, viabilizou a realização de todos os investimentos necessários em tecnologia para garantir uma operação segura, eficiente e protegida contra desastres, disponibilizando um dos mais avançados datacenters do segmento na região.

Resolvidas às questões de continuidade de negócios, a Gerência de TI pode desenvolver outros projetos. Havia, então, uma necessidade de melhorar a qualidade de serviços de correio e colaboração, pois a solução que a empresa utilizava não atendia aos quesitos de gestão de conta, redirecionamento, criação de grupos de distribuição, desativação de novas contas e confiabilidade.

A partir dessas necessidades, a Gerência de TI do ABC pesquisou e testou várias soluções pagas do mercado, incluindo o MS Exchange. A solução escolhida foi a Zimbra por apresentar uma boa relação custo benefício com destaque as suas características de flexibilidade e gerenciamento facilitado.

A SOLUÇÃO INFOKEEP

Zimbra é uma solução de e-mail, calendário e colaboração, construída para nuvens privada e pública. Com uma interface baseada em browser, o Zimbra oferece uma experiência inovadora, conectando usuários com as informações.

Adquirida pela VMware, o Zimbra disponibiliza uma arquitetura tecnológica que apresenta várias características positivas. Algumas delas a seguir:

  • A interface Zimbra é amigável e se assemelha com a maioria das aplicações baseadas na nuvem o que facilita a adaptação do usuário. Zimbra oferece acesso online e off-line e métodos de sincronização através de dispositivos móveis, bem como desktops.
  • Com o Zimbra há opção de entregar um modelo de IT como serviço, rodando seguramente em uma nuvem privada ou ainda hospedar a solução em uma nuvem pública.
  • Facilidade de administração, simplificando funções críticas por meio de uma console baseada na web que é simples de usar. A alta escalabilidade e a redução do tempo administrativo habilitam as equipes de gestão de TI a gerenciar e-mail e colaboração com poucos recursos e menores custos e riscos.
  • Integração e unificação das comunicações com soluções: clique para chamar, correio de voz, chat, correio visual com gerenciamento de histórico de chamadas, realizadas, recebidas ou perdidas e muitas outras funcionalidades que ajudam os usuários a se comunicar melhor e mais eficientemente.
RESULTADOS

As características de colaboração, bate-papo, calendário e mensageria aliadas a uma interface web fácil de usar atenderam às expectativas do ABC, que experimentou melhora na qualidade de serviços de e-mail, proporcionando agilidade e evitando gastos com treinamento de usuários.

“Eu sou bastante crítico e sempre me coloco no lugar do usuário. Zimbra atendeu às nossas necessidades de mensageria e colaboração de maneira quase transparente para o usuário” relata Ubirajara.

COMO A INFOKEEP AGREGOU VALOR

“A nossa parceria com a Infokeep nasceu em 1998 por meio de atendimento à plataforma SCO Unix que utilizávamos. Somos parceiros até hoje. Acredito que estabelecer relações comerciais duradouras com os parceiros tecnológicos nos ajuda a gerenciar de maneira inteligente os nossos recursos. Nós recebemos assessoria continuada (Keep 360) por parte da Infokeep e contamos com o apoio da empresa para vários projetos” ressalta Ubirajara.

COMO É O AMBIENTE TECNOLÓGICO

O ABC utiliza em sua infraestrutura:

  • Solução de correio: Zimbra sobre a plataforma Linux
  • Servidores e Sistemas de Armazenamento: Storages EMC, Servidores Dell
  • Sistema Operacional: Windows e Linux
  • Roteadores: Cisco
  • Software para virtualização: VMware
  • ERP: RMS Retail
PALAVRA DO CLIENTE

“O trabalho da Infokeep é primordial e eu acredito na competência técnica da empresa e de seus técnicos. A parceria, a liberdade e a acessibilidade da Infokeep são essenciais para a durabilidade desse relacionamento” – Ubirajara Santos – CIO do ABC.

Além disso, o ABC está entre as 100 maiores empresas do Brasil conforme pesquisa da Digital Now. Esse reconhecimento se deve graças aos nossos parceiros Infokeep, DB online e aos membros integrantes do departamento de Tecnologia do ABC, cuja formação foi realizada no próprio ABC.

Ubirajara Santos é Bacharel em Análise de Sistemas e Ciências Contábeis. Movido a desafios, em 1996, ele se encantou com a proposta de automação do ABC. Os resultados já apareceram em seu primeiro ano com 100% de automação das lojas do ABC. Assessorou a rede na tomada de decisões estratégicas sobre ERP e softwares de frente de loja. Em 2009, passou a tomar todas as decisões de investimentos em Tecnologia para o grupo. Ao longo desses 15 anos, o seu trabalho foi reconhecido nacionalmente sendo listado como um dos maiores CIOs do Brasil. Bira, como é conhecido por seus colegas, também dirige o Comitê De Tecnologia da Rede Brasil que hoje congrega 19 redes de supermercados. Lá o seu desafio não é só gestão tecnológica, mas também assimilar e administrar culturas, estilos gerenciais e perfis financeiros completamente diferentes. Frente ao Comitê de Tecnologia da Rede sua missão é validar e descobrir tecnologias que vão beneficiar à rede, fazendo escolhas acertadas do ponto de vista de custo e tecnologia. Em adição, Bira foi premiado com o Security Leaders 2012, iniciativa organizada pela IDC.