Detalhamento caso de sucesso ABC Supermercados
26 de novembro de 2015
Detalhamento caso de sucesso Esco Brasil
26 de novembro de 2015

Detalhamento caso de sucesso Bahamas

O CASO DE SUCESSO
img_cases_bahamasQUEM SÃO E O QUE FAZEM

Bahamas é a terceira maior rede de supermercados em Minas Gerais e a 21ª no Brasil. Durante os seus 29 anos de atuação, o Bahamas só tem o que comemorar. A empresa cresceu exponencialmente desde sua criação, totalizando hoje 28 lojas, sendo 19 em Juiz de Fora e outras 9 nas cidades de Cataguases (2 lojas), Barbacena (2 lojas), Além do Paraíba, Ponte Nova, São João Del Rei, Ubá e Viçosa.

A empresa que conta com cerca de 4.500 colaboradores e que faturou R$ 850 milhões em 2011 ainda quer mais. Com fôlego gerencial e apetite comercial, o Bahamas só pensa em expansão, pretendendo atingir o número de 50 lojas em 2015 e alcançar um faturamento de 2 bilhões.

Os primeiros passos já foram dados. Em fevereiro de 2012, a empresa transferiu-se para o seu novo Centro de Distribuição (CD) que tem 400 mil metros quadrados, sendo que 42 mil metros de área construída. Segundo a revista Gôndola, a capacidade atual de armazenamento é de 18,2 mil toneladas de produtos, atendendo média diária de 80 caminhões em períodos normais. O investimento de 25 milhões assegurou mais espaço de armazenamento, saindo dos antigos 9,4 mil metros para os atuais 18,5 mil.

O uso intensivo de tecnologia é uma das características do grupo que utiliza os mais avançados recursos de automação do mercado nacional, possibilitando informações precisas para o fechamento de grandes negócios.

Nessa onda de grandes investimentos, a TI também foi alvo, aplicando quase 2 milhões na construção de um Datacenter que conta com uma estrutura redundante.

“Hoje, estamos bem protegidos contra falhas e desastres. Nós mapeamos pontos vulneráveis e criamos redundâncias. Caso tenhamos um problema que inviabilize o nosso Datacenter de operar, podemos chavear as operações para infraestrutura redundante localizada em outra área do CD”, relata Jairo.

Dados rápidos:

Fundação: 1983
Segmentos de atuação: supermercado varejista
Colaboradores: 4.500 colaboradores
Faturamento: R$ 850 milhões
Missões críticas: Frente de loja (PDV), Comercial, Faturamento e Logística

QUAL ERA O DESAFIO

O departamento de TI definiu como sua missão a criação de uma estrutura, capaz de suportar o crescimento da empresa, reduzindo custos, diminuindo o tempo das respostas e garantindo a alta disponibilidade dos recursos.

Consciente das necessidades do Bahamas, a Infokeep assimilou esse lema como os pré-requisitos a serem considerados no projeto de criação de uma nova infraestrutura de rede de dados do Centro de Distribuição.

A solução desenhada pela Infokeep seria a responsável por receber os links de interligação das 28 lojas e fazer o roteamento e distribuição dessas informações para os servidores.

A solução tinha que ser confiável, escalável e apresentar bom desempenho. A Infokeep tinha como desafio endereçar as necessidades do Bahamas de forma correta, desenhando o projeto de rede, especificando corretamente a solução tecnológica, comercializando e implantando o projeto.

A SOLUÇÃO INFOKEEP

“Nós não tínhamos dúvidas de que a solução teria que ser baseada em equipamentos da Cisco”, relembra Jairo. “Os switches Cisco são reconhecidos pela sua qualidade e capacidade de gerenciar grande tráfego de dados, mas não saberia dizer qual seria o modelo adequado. Dessa forma, deixamos a Infokeep realizar os estudos e apresentar o projeto”, complementa Jairo.

A solução desenhada pela Infokeep teve como figura central o switch CISCO da série Catalyst 4500, modelo 4507R, pois esse atendia a vários requisitos apontados pelo Bahamas.

Essa família de equipamentos oferece alta disponibilidade, resiliência e controle de cobertura de rede. Adicionalmente, possibilita convergência de voz, vídeo e dados.

O modelo Catalyst 4507R é fabricado em formato de chassis e pode receber até 7 placas (módulos/lâminas), garantindo a escalabilidade. Além disso, ele possui ventilador e fonte redundantes e software que monitora possíveis defeitos. Essas características asseguram a capacidade de resistir às falhas, minimizam o tempo de recuperação caso elas ocorram, e ajudam a manter a produtividade e continuidade dos negócios.

A série Catalyst 4500 amplia o controle da rede com inteligentes serviços de rede, abrangendo uma sofisticada qualidade de serviços (QoS). Essa série proporciona também um desempenho previsível, segurança avançada, gerenciamento amplo e redundância integrada.

Outra característica importante é que dentro da família há a compatibilidade dos dispositivos, reduzindo o custo de propriedade.

A solução da Infokeep foi baseada no modelo clássico de três camadas, sendo a Core com o 4507R, a de distribuição com os modelos 3560X e a de acesso com os modelos 2960.

RESULTADOS

Os principais benefícios do investimento podem ser listados

  • Escalabilidade: O chassi do 4507 suporta até 7 módulos, podendo ser incluidas portas de rede ethernet, portas de fibra ótica e módulos de gerenciamento, entre outros. Atualmente o Bahamas utiliza 3 placas para suas operações.
  • Robustez: Os equipamentos Cisco são amplamente utilizados em ambientes que demandam alta disponibilidade.
  • Redundância: Caso haja defeito na fonte ou de sistema de refrigeração há redundância desses dispositivos, o que diminui a quantidade de falhas e o tempo de recuperação.
  • Gerenciamento facilitado: Os dispositivos Cisco oferecem avançados softwares de gerenciamento, que possibilitam várias funcionalidades, tais como implantação de QoS e monitorização..
  • O fato de o Bahamas utilizar em toda a sua rede switches e roteadores Cisco facilitou o gerenciamento unificado da rede através de software de gerenciamento.
  • Os equipamentos suportam convergência de voz, vídeo e dados.
  • Os switches suportam alto tráfego de dados.

O resultado não poderia ser outro: garantia da continuidade dos negócios do Supermercado Bahamas.

PARCEIROS TECNOLÓGICOS

A CISCO é uma empresa norte americana, líder no mercado tecnológico de soluções para redes. Está presente no mundo todo e tem cerca de 20.000 funcionários. Segundo pesquisa realizada pela Infonetics Research, a empresa possuía cerca de 50% de market share em switches e roteadores, de acordo com dados recolhidos em Maio de 2012.

COMO A INFOKEEP AGREGOU VALOR

“A Infokeep é nossa parceira e confiamos na capacidade técnica de sua equipe. A proposta da Infokeep foi escolhida, porque eles apresentaram condições comerciais favoráveis dentro do budget disponível aliada a uma boa especificação da solução técnica”, afirma Jairo.

A Infokeep presta serviços de assessoria continuada (Keep 360) ao Grupo Bahamas há dois anos. [/toggle]

COMO É O AMBIENTE TECNOLÓGICO

O Grupo Bahamas utiliza em sua infraestrutura tecnológica:

  • 1 chassi blade – 8 lâminas
  • 1 chassi blade – 5 lâminas
  • 2 Storage FC
  • 1 storage iSCSI
  • 25 servidores físicos
  • 21 servidores virtualizados
  • 430 PDVs
  • 450 Estações de trabalho
  • 2 no-breaks 30 KVA gerenciáveis
  • 2 Aparelhos de ar condicionado 90.000 btu’s
  • 1 Gerador diesel 500 KVA (compartilhado)
  • 1 Central para detecção de fumaça gerenciável
  • 1 No Break 10 KVA gerenciável
  • 2 Aparelhos ar condicionado 15.000 btu’s
  • 1 Gerador diesel 40 KVA (exclusivo) para a sala de redundância
PALAVRA DO CLIENTE

“A Diretoria do Bahamas é bastante consciente de que o negócio está apoiado na tecnologia. Isso contribui para os investimentos na área, mas tivemos muito trabalho para arredondar a infraestrutura. E a Infokeep nos assessorou para chegarmos nesse ponto”, comenta Jairo ao fim de sua entrevista.

Luis Jairo de Souza Jr. Analista de Sistemas e trabalha há 20 anos na área de informática, dos quais, 12 anos no segmento de varejo, especificamente em supermercados. Assumiu a gestão do departamento de TI do Bahamas há aproximadamente 7 anos, sendo responsável por todos os serviços de Tecnologia da Informação. Ao longo dos últimos seis anos, o departamento alcançou uma estrutura com alto nível de SLA. Ele revela que resultados positivos possibilitaram mais investimentos.