Detalhamento caso de sucesso Esco Brasil
26 de novembro de 2015
Sales Supermercados
26 de novembro de 2015

Detalhamento Caso de Sucesso da Farid

O CASO DE SUCESSO
img_cases_faridQUEM SÃO E O QUE FAZEM

Desafio é o que não falta para os gestores de tecnologia do Grupo Farid. Atuante no ramo de Construção, Supermercados, Magazine além da Distribuição Coral e AMBEV, fôlego, ânimo e muita tecnologia se tornaram essenciais para garantir a continuidade dos negócios.

Fundado em 1932 em Itabirito, situada a aproximadamente 55 km de Belo Horizonte, o grupo administra um invejável portfólio de negócios que se divide entre duas frentes de atuação: VAREJO e DISTRIBUIÇÃO.

Os seus fundadores Farid Aziz Rahme e Maria Farid Rahme se orgulham do patrimônio construído. A empresa que hoje emprega cerca de 1.300 colaboradores diretos entre varejo e distribuição.

Dados rápidos:

Fundação: 1932

Segmentos: Varejo e Distribuição

Colaboradores: 1.300 colaboradores diretos

Quantidade de usuários dos serviços de TI: 350 usuários

Missões críticas: softwares que integram frente de loja e faturamento.

QUAL ERA O DESAFIO

A combinação de um diversificado portfólio de negócios pode adicionar complexidade na gestão dos serviços de TI já que as demandas e as necessidades podem se diferenciar enormemente de um segmento para outro.

No grupo Farid, administrar serviços de TI para 350 usuários de maneira eficaz e estável estava se tornando uma tarefa difícil. Como garantir alta disponibilidade de serviços? Estabilidade do ambiente de TI? Manutenção de rotinas preventivas e de gestão? Redução de custos? Aumento da capacidade interna de gerir e disponibilizar novos serviços? Atendimento aos usuários? Tudo isso com alto nível de SLA.

Para arquitetar respostas, a equipe de TI do Grupo Farid liderada por Ricardo Dias buscou apoio da Infokeep para traçar um plano de ação e programar ações efetivas que possibilitassem a consolidação dos serviços de tecnologia da informação.

A SOLUÇÃO INFOKEEP

O primeiro passo da Infokeep, após análise do ambiente foi propor a virtualização dos servidores. “Essa ação nos permitiu atacar vários problemas de uma só vez. Além de reduzir problemas físicos com os servidores, permitiu implantar redundâncias e economizar espaço e energia elétrica” relata Weliton Silva, Gerente de Serviços da Infokeep.

A Infokeep realizou a especificação dos servidores e storages, comercializou os equipamentos, preparou o ambiente de software com Linux, SQLServer e VMWare e orientou a equipe de Gestão de TI sobre rotinas de monitoramento. Com a solução de virtualização foi possível garantir confiabilidade do ambiente, alta disponibilidade e escalabilidade.

Tendo conseguido estabilizar o ambiente foi possível atacar outros pontos a serem melhorados tais como segurança e atualização de equipamentos de acesso à rede de dados. O que culminou no desenvolvimento do projeto de implantação de rotinas de backup, garantindo maior segurança e estratégias para lidar com eventuais falhas.

Já o terceiro projeto envolveu a racionalização da rede de comunicação de dados. O Grupo Farid trabalhava anteriormente com links Embratel e buscava uma redução de custos. Com a ajuda da Infokeep, implantou QoS (quality of service) nos roteadores, visando melhoria do tráfego e redução de custos.

Depois de análise e negociação com fornecedores com o apoio da Infokeep, o grupo Farid além de trocar de fornecedor, optou por locação de equipamentos ao invés da compra, o que beneficiou à empresa, reduzindo os ativos imobilizados. Os benefícios com esse projeto foram: redução de custos com links de dados e equipamentos.
O projeto que foi implantado há mais de 12 meses com apoio da Infokeep estabeleceu indicadores e rotinas do monitoramento que podem ser feitas através do celular.

RESULTADOS

Com as soluções implantadas com o apoio da Infokeep, o Grupo Farid só tem resultados positivos para contabilizar:
• Economizou em 80% em espaço físico
• Reduziu os custos com energia elétrica
• Aumentou a disponibilidade dos serviços de TI
• Forneceu alta disponibilidade aos principais serviços de TI da FARID
• Reduziu os custos com links de dados
• Reduziu os ativos imobilizados

COMO A INFOKEEP AGREGOU VALOR

“O grande ganho foi a conquista da estabilidade do ambiente, o que nos possibilita a almejar projetos mais desafiadores. Essa capacidade de olhar para o futuro de maneira mais confiante nos dá segurança de reestruturar nossa equipe de Gestão e consolidar o departamento mais estrategicamente”. Ricardo Dias, Gerente de TI do Grupo Farid.

COMO É O AMBIENTE TECNOLÓGICO

O Grupo Farid utiliza em sua infraestrutura tecnológica:

  • Servidores e storages: HP
  • Software para virtualização: VMware
  • Roteadores: Cisco

PALAVRA DO CLIENTE

‘Nós já trabalhamos com a Infokeep há quase uma década. E o que eu posso falar é que eles realmente abraçam o desafio. Além da excelente capacidade técnica, eles trabalham em conjunto conosco para buscar as melhores soluções. Sugerem, especificam projetos e se precisar apoiam a negociação com outros fornecedores. São realmente parceiros técnicos e o relacionamento é excelente’. Ricardo Dias

‘Sempre fomos muito bem atendidos pela Infokeep. A disponibilidade para ajudar e o profissionalismo no atendimento são a marca da Infokeep’. – Maria Resende

Ricardo Dias é Gerente de Tecnologia da Informação do Grupo Farid. Autodidata por natureza formou-se em Informática industrial. Ricardo trabalha no grupo há 12 anos e é responsável pela infraestrutura tecnológica do segmento de distribuição.
Maria Resende é Gerente de Processos. Graduou-se em administração e trabalha no Grupo há 8 anos, passando pelos setores administrativos e financeiros, no qual recentemente assumiu o cargo de Gerência de Processos para o segmento de Varejo.