4 projetos de TI que devem estar em seu planejamento
4 projetos que você deve considerar em seu planejamento
26 de novembro de 2015

Detalhamento Supermercado Sales

img_cases_salesQUEM SÃO O QUE FAZEM

Cortesia e receber bem são parte da cultura do Grupo Sales. Por isso, é com o sorriso nos lábios que os 1.400 colaboradores do Grupo recebem os seus clientes e fornecedores. A empresa familiar, que iniciou suas operações em 1956 com uma mercearia em Barbacena/Minas Gerais, consolidou ao longo de sua trajetória uma rede de supermercados, postos de gasolina, um centro automotivo e um restaurante/pizzaria.

O Supermercado Sales possui 14 lojas de supermercado e é um forte grupo econômico em Minas Gerais, tendo presença em dez cidades mineiras: Barbacena, São João Del Rei, Santos Dumont, Ubá, Muriaé, Carandaí, Conselheiro Lafaiete, Belo Horizonte, Contagem e Juiz de Fora.

Dados rápidos:

Fundação: 1956
Segmentos de atuação: rede de supermercados, postos de gasolina, um centro automotivo e um restaurante/pizzaria
Colaboradores: 1.400 colaboradores
Quantidade de usuários dos serviços de tecnologia da Informação: 400 usuários
Missões críticas: frente de loja e faturamento

QUAL ERA O DESAFIO

São 14 lojas com 170 checkouts, sendo que a maioria das operações é realizada através de cartão de crédito e débito. Garantir agilidade, evitando qualquer gargalo no atendimento, é vital para manter a satisfação do cliente. Segundo pesquisa de Consultoria Nielsen, as filas no caixa são as campeãs em reclamações, obtendo 56% das queixas.

“Se uma loja perde a conexão com o servidor não conseguimos prosseguir com as operações de emissão de notas fiscais e recebimento de mercadorias. Além disso, se não houver conexão de dados não conseguimos realizar as operações com cartões de crédito e débito”, relata Leandro Miranda, Gerente de TI do Sales.

Era necessário encontrar uma solução de alta disponibilidade com menor custo possível, fornecendo uma rota alternativa de acesso aos servidores centralizados. “Caso o link de dados caísse precisávamos de uma solução para realizar o chaveamento automático para o link redundante de maneira transparente para os usuários finais” complementa Leandro.

SOLUÇÃO INFOKEEP

A Infokeep ouviu as necessidades do Grupo Sales em reunião realizada entre o Gerente de TI do Sales e os Gerentes Comercial e  Técnico da Infokeep. Após definido o cenário ideal, foi realizado o teste de aderência e o dimensionamento dos equipamentos necessários para atender à demanda.

A Infokeep apresentou a solução com roteadores Cisco, reconhecidos por sua robustez e alta confiabilidade. O formato comercial definido foi o de locação, pelos benefícios fiscais e ausência de investimento inicial por parte do cliente.

Por sua grande penetração nos segmentos que exigem alta disponibilidade, a Infokeep  conhece as soluções que realmente atendem plenamente às demandas, além de garantir uma condição comercial competitiva.

RESULTADOS

A implantação de um novo sistema ERP e uma operação centralizada em servidores hospedados em datacenter motivaram o Grupo Sales a procurar uma solução de alta disponibilidade de dados para suas lojas. “Os prejuízos causados pelas falhas de comunicação que envolvem, principalmente, a insatisfação dos clientes se tornam imensuráveis. Sem essa solução o nosso negócio principal não estaria protegido” – reafirma Leandro.

A solução apresentada pela Infokeep não só ajudou ao Grupo Sales a manter a continuidade dos negócios, mas apresentou outras vantagens. São elas:
• Reduziu o ativo imobilizado
• Liberou o capital de giro para as atividades da empresa
• Poderá deduzir integralmente o valor investido no IR
• Têm equipamentos trocados em caso de defeitos

A forte presença da Infokeep no segmento dos supermercados que demandam alta disponibilidade da estrutura de TI, permitiu à Infokeep desenvolver soluções técnicas e comerciais vantajosas para o segmento. Se você deseja saber mais sobre soluções de alta disponibilidade contate um dos nossos consultores

COMO A INFOKEEP AGREGOU VALOR

A Infokeep iniciou o projeto no Grupo Sales por meio de indicação da ABC Supermercados, outra rede de supermercados que é atendida pela Infokeep.

A solução da Infokeep atendeu as expectativas da empresa e foi escolhida porque a empresa apresentou um sólido histórico de atuação no segmento de alta disponibilidade, detém conhecimento técnico e apresentou condições comerciais equilibradas.

“Após três meses de implantação estamos satisfeitos com os resultados. Estamos discutindo outros projetos com a Infokeep tais como ferramentas de monitoramento do ambiente, virtualização de servidores e desktops”.

COMO É O AMBIENTE TECNOLÓGICO

O Grupo Sales utiliza em sua infraestrutura:

  • Servidores e Storages: 11 servidores – 3 servidores backup
  • Roteadores: 18 equipamentos Cisco
  • Sitema Operacional:Windows e Linux
  • ERP:RMS