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Ferramentas de monitoramento
26 de novembro de 2015
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26 de novembro de 2015

Dicas para gerenciamento eficaz

gerenciamento eficaz

gerenciamento eficaz de tiEm ordem para você preparar uma estratégia de gerenciamento eficaz é preciso observar:

Service Level Agreements (SLAs)

O gerenciamento de TI depende em grande parte da garantia da entrega de serviços para os usuários finais. Enquanto a utilização de CPU possa ser a métrica apropriada para medição de queda de desempenho, ela talvez não seja interessante para o gestor de TI que preferirá avaliar a disponibilidade e a resposta de uma aplicação, por exemplo. A priorização de métricas críticas baseadas no impacto e requerimentos é o coração de um bom gerenciamento de TI. Em outras palavras, busque a relevância, a habilidade de medição e o monitoramento de cada métrica.

Descoberta e monitoramento de Infraestrutura

Monitoramento e detecção de recursos podem vir em diferentes maneiras e propósitos e vão requerer ajustes dos componentes da infraestrutura para habilitar a sua operação. A camada de rede pode suportar gerenciamento básico de inventário, mas não por instância, provê todos os detalhes necessários para configurar, gerenciar e descobrir possíveis falhas. Tenha certeza de compreender o monitoramento e detecção de dispositivos e procure aperfeiçoá-los. É comum gestores de TI reclamarem sobre o quão difícil é ter um sólido entendimento sobre o que eles realmente têm na infraestrutura. Entendemos que esta característica é muito importante.

Mapeamento de Serviços

Mapeamento de serviços e aplicações é outro tipo de detecção para definir componentes que formam a entrega de um serviço. A definição de um serviço é crítica para o entendimento dos relacionamentos que impactam os SLAs e métricas. Isto tipicamente envolve a combinação de boas ferramentas de detecção e o bom domínio de conhecimentos e processos para atualizar dependências quando os recursos são modificados. O mapeamento efetivo de serviços trará enormes benefícios em eficiência operacional e minimizará falhas nos serviços.

Métricas

Como você saberá se está obtendo sucesso ou não em uma iniciativa de gerenciamento de serviços de TI? Parte de sua resposta está em escolher bem a métrica requerida e um SLA. As mais comuns são disponibilidade, desempenho, segurança e violações de compliance, tempo para isolar um problema, tempo para reparar e tempo para ocorrência de uma falha. Entender a sua prioridade requer diálogo, não assuma que você a conheça bem. Você pode manter em mente que um serviço que falhe esporadicamente é melhor do que um serviço que apresente baixo desempenho e interrupções intermitentes, pois estas últimas vão minar a confiança em sua infraestrutura e equipe.