Bahamas Supermercados
26 de novembro de 2015
Comemoração dupla na Infokeep
26 de novembro de 2015

Elmo Calçados

SOLUÇÕES INFOKEEP POSSIBILITA MELHORES SERVIÇOS NA ELMO CALÇADOS

Os Destaques

Desafio: melhorar a disponibilidade dos serviços de Tecnologia da Informação, garantindo a agilidade dos processos e a continuidade dos negócios.

Situação: descontinuidade de serviços críticos, principalmente, os que envolviam operações com cartão de crédito.

Solução: contratação do Keep 360 – serviço de assessoria continuada que englobou, por exemplo, a configuração da virtualização com VMware, dimensionamento do Storage HP, redundância de servidores e serviços dentre outros.

Processo de implantação: Análise dos problemas, mapeamento do parque tecnológico, apresentação de soluções, implantação e monitoramento.

Benefícios: garantia da alta disponibilidade dos serviços que envolviam principalmente operações com cartão de crédito, estabilização da rede, rotinas de backup, otimização dos investimentos realizados.

Palavra do cliente: ““Eu indico a Infokeep para todas as empresas que querem melhorar os serviços de tecnologia da Informação. A Infokeep é a grande parceira dos gestores de TI”. (Felipe Falagan – Coordenador de TI)

O CASO DE SUCESSO

QUEM É E O QUE FAZEM

A Elmo Calçados atua há 89 anos em terras mineiras e capixabas, comercializando calçados masculinos e femininos, tênis, bolsas, cintos e outros artigos para toda família. Mas o sucesso da mineira dos calçados se deve também à tradição de sua marca, à localização de suas lojas, à familiaridade de seus vendedores com seus clientes e ao crédito facilitado.

São anos e anos de sucesso que hoje se deparam com um mercado competitivo e um comprador cada vez mais exigente, que demanda um atendimento mais rápido na obtenção de informações sobre os produtos, preço, opções de parcelamento e processamento do pagamento das prestações.

Para garantir a agilidade que o consumidor tanto espera e suportar as 2.000 vendas por hora realizadas em suas atuais 48 lojas, uma renovação da infraestrutura tecnológica tornou-se mandatória.

Dados rápidos:

  • Fundação:1923
  • Segmentos:varejo de calçados
  • Checkouts:2.000 vendas / hora. No Natal, cerca a 6.000 vendas/ hora.
  • Quantidade de usuários dos serviços de TI:700 usuários simultâneos.
  • Missões críticas:sistemas de faturamento e frente de loja.
  • Qde de lojas:48 lojas, sendo 35 localizadas em Minas Gerais e 13 no Espírito Santo.
  • Colaboradores:1.200 colaboradores

QUAL ERA O DESAFIO

As reclamações eram constantes e algumas vezes até eram repassadas aos clientes como justificativa pela demora. Muitas das rotinas críticas nas lojas eram lentas demais ou instáveis e não atendiam a realidade do negócio” – relata Felipe Falagan, Coordenador de Infraestrutura da Elmo Calçados.

Além disso, a empresa precisava se preparar para a implantação de um novo ERP, utilizar melhor os recursos já disponibilizados e garantir a continuidade dos negócios complementa Marcos Pessoa, Gerente de TI da Elmo. Para atender a essas demandas, o departamento de tecnologia iniciou um extensivo trabalho para oferecer estabilidade dos serviços, realizando mudanças na estrutura tecnológica com o mínimo de interrupção em suas lojas.

 

A SOLUÇÃO INFOKEEP

A Elmo Calçados adquiriu o Keep 360, o mais abrangente modelo de prestação de serviços continuada da Infokeep que tem o seu início por meio de um levantamento de necessidades, mapeamento do ambiente de TI, avaliação de soluções, implantação e indicação de indicadores de monitoramento.

O real gargalo na Elmo se concentrava na má utilização dos recursos. Apesar da qualidade do maquinário, faltavam uma melhor redistribuição dos serviços de TI e o emprego de tecnologias que possibilitassem distribuição e monitoramento inteligentes. “Sempre que iniciamos o nosso trabalho, buscamos avaliar cuidadosamente o parque existente para ajudar a empresa salvar os investimentos já realizados” – revela Weliton Silva, Gerente de Serviços da Infokeep.

Após análise, a Infokeep redimensionou a estrutura de virtualização de servidores, configurando cluster VMware, storages HP e ativos de redes. Outros ativos receberam uma nova forma de implantação, oferecendo maior segurança e melhor aproveitamento dos recursos.

Lista de serviços desenvolvidos no Keep 360:
Infraestrutura:

  • Configuração de Virtualização (Cluster VMware)
  • Configuração de Storage Blade HP
  • Configuração de ativos de rede (VLAN, Trunking, Team)

Segurança:

  • Programou redundância, utilizando 2 switches Cisco
  • Configuração de servidores e serviços Linux e Windows Server, Windows Exchange Server
  • Configuração de firewall com duas máquinas com redundância automática

Rotinas de backup:

  • Levantamento das rotinas
  • Estabelecimento de horários e indicadores
  • A Elmo utiliza solução VMware para restauração de máquina diminuindo o tempo de restauração

Dimensionamento & Instalação de equipamentos:

  • Análise e dimensionamento, aquisição e instalação de Storage HP.

RESULTADOS

Segundo, Felipe Falagan, a Elmo Calçados possuía um parque tecnológico com 12 servidores físicos, que apesar ser de primeira linha estavam mal dimensionados ou careciam de redefinição de seu uso.

Com o apoio da Infokeep foi possível:

  • Estabilizar a rede, proporcionando a segurança de servidores.
  • Instaurar as rotinas de backup.
  • Garantir alta disponibilidade dos serviços que envolviam principalmente operações com cartão de crédito.
  • Salvar os investimentos realizados.

Com a parceria da Infokeep, rotinas que simplesmente não rodavam em lojas passaram a rodar. Nós avançamos enormemente na questão da infraestrutura”, confirma Felipe Falagan.

COMO A INFOKEEP AGREGOU VALOR

As soluções Infokeep agregaram às operações Elmo, garantindo a continuidade dos negócios. A empresa busca trabalhar em parceria com as equipes gestoras de TI, repassando metodologias e conhecimentos para que essas equipes possam atingir os resultados esperados.

“A Infokeep nos ajudou a padronizar os serviços de TI, realizou análise de toda infraestrutura, apresentou soluções, modelos e metodologias e nos ajudou a implantá-las sem pretensão de apoderar-se da operação. A empresa é uma junção do estratégico com “mãos na massa”, tornando esse modelo bem interessante”, complementa Felipe Falagan.

COMO É O AMBIENTE TECNOLÓGICO

A Elmo utiliza em sua infraestrutura:

  • Servidores e Storages: Blade BL460c G6 e BladeSystem c3000 Enclosure
  • Roteadores:Cisco
  • Software para virtualização: VMware

PALAVRA DO CLIENTE
“Estamos satisfeitos com os resultados obtidos”, Marcos Pessoa – Gerente de Tecnologia da Informação

“Eu indico a Infokeep para todas as empresas que querem melhorar os serviços de tecnologia da Informação, pois a empresa é a grande parceira dos gestores de TI”, Felipe Falagan – Coordenador de Tecnologia da Informação

Felipe Falagan, 29 anos, é Coordenador de Infraestrutura da Elmo Calçados. É Bacharel em Administração de Redes e tem como responsabilidades gerir toda a infraestrutura, incluindo ativo s de servidores, storage (datacenter), telecom, email, segurança, rotinas de manutenção, operação e suporte a usuários.

Marcos Pessoa, 33 anos, é Gerente de Tecnologia da Informação da Elmo Calçados. É formação e tem como responsabilidades o estabelecimento dos padrões, manutenção e desenvolvimento de aplicações, integração e integridade de dados, processos de negócio e workflows, segurança e privacidade, gestão de risco (incluindo continuidade do negócio e aderência) e melhoria de qualidade dos serviços de TI.