SOLUÇÕES INFOKEEP POSSIBILITA MELHORES SERVIÇOS NA ELMO CALÇADOS
Os Destaques
Desafio: melhorar a disponibilidade dos serviços de Tecnologia da Informação, garantindo a agilidade dos processos e a continuidade dos negócios.
Situação: descontinuidade de serviços críticos, principalmente, os que envolviam operações com cartão de crédito.
Solução: contratação do Keep 360 – serviço de assessoria continuada que englobou, por exemplo, a configuração da virtualização com VMware, dimensionamento do Storage HP, redundância de servidores e serviços dentre outros.
Processo de implantação: Análise dos problemas, mapeamento do parque tecnológico, apresentação de soluções, implantação e monitoramento.
Benefícios: garantia da alta disponibilidade dos serviços que envolviam principalmente operações com cartão de crédito, estabilização da rede, rotinas de backup, otimização dos investimentos realizados.
Palavra do cliente: ““Eu indico a Infokeep para todas as empresas que querem melhorar os serviços de tecnologia da Informação. A Infokeep é a grande parceira dos gestores de TI”. (Felipe Falagan – Coordenador de TI)
O CASO DE SUCESSO
QUEM É E O QUE FAZEM
A Elmo Calçados atua há 89 anos em terras mineiras e capixabas, comercializando calçados masculinos e femininos, tênis, bolsas, cintos e outros artigos para toda família. Mas o sucesso da mineira dos calçados se deve também à tradição de sua marca, à localização de suas lojas, à familiaridade de seus vendedores com seus clientes e ao crédito facilitado.
São anos e anos de sucesso que hoje se deparam com um mercado competitivo e um comprador cada vez mais exigente, que demanda um atendimento mais rápido na obtenção de informações sobre os produtos, preço, opções de parcelamento e processamento do pagamento das prestações.
Para garantir a agilidade que o consumidor tanto espera e suportar as 2.000 vendas por hora realizadas em suas atuais 48 lojas, uma renovação da infraestrutura tecnológica tornou-se mandatória.
Dados rápidos:
QUAL ERA O DESAFIO
As reclamações eram constantes e algumas vezes até eram repassadas aos clientes como justificativa pela demora. Muitas das rotinas críticas nas lojas eram lentas demais ou instáveis e não atendiam a realidade do negócio” – relata Felipe Falagan, Coordenador de Infraestrutura da Elmo Calçados.
Além disso, a empresa precisava se preparar para a implantação de um novo ERP, utilizar melhor os recursos já disponibilizados e garantir a continuidade dos negócios complementa Marcos Pessoa, Gerente de TI da Elmo. Para atender a essas demandas, o departamento de tecnologia iniciou um extensivo trabalho para oferecer estabilidade dos serviços, realizando mudanças na estrutura tecnológica com o mínimo de interrupção em suas lojas.
A SOLUÇÃO INFOKEEP
A Elmo Calçados adquiriu o Keep 360, o mais abrangente modelo de prestação de serviços continuada da Infokeep que tem o seu início por meio de um levantamento de necessidades, mapeamento do ambiente de TI, avaliação de soluções, implantação e indicação de indicadores de monitoramento.
O real gargalo na Elmo se concentrava na má utilização dos recursos. Apesar da qualidade do maquinário, faltavam uma melhor redistribuição dos serviços de TI e o emprego de tecnologias que possibilitassem distribuição e monitoramento inteligentes. “Sempre que iniciamos o nosso trabalho, buscamos avaliar cuidadosamente o parque existente para ajudar a empresa salvar os investimentos já realizados” – revela Weliton Silva, Gerente de Serviços da Infokeep.
Após análise, a Infokeep redimensionou a estrutura de virtualização de servidores, configurando cluster VMware, storages HP e ativos de redes. Outros ativos receberam uma nova forma de implantação, oferecendo maior segurança e melhor aproveitamento dos recursos.
Lista de serviços desenvolvidos no Keep 360:
Infraestrutura:
Segurança:
Rotinas de backup:
Dimensionamento & Instalação de equipamentos:
RESULTADOS
Segundo, Felipe Falagan, a Elmo Calçados possuía um parque tecnológico com 12 servidores físicos, que apesar ser de primeira linha estavam mal dimensionados ou careciam de redefinição de seu uso.
Com o apoio da Infokeep foi possível:
Com a parceria da Infokeep, rotinas que simplesmente não rodavam em lojas passaram a rodar. Nós avançamos enormemente na questão da infraestrutura”, confirma Felipe Falagan.
COMO A INFOKEEP AGREGOU VALOR
As soluções Infokeep agregaram às operações Elmo, garantindo a continuidade dos negócios. A empresa busca trabalhar em parceria com as equipes gestoras de TI, repassando metodologias e conhecimentos para que essas equipes possam atingir os resultados esperados.
“A Infokeep nos ajudou a padronizar os serviços de TI, realizou análise de toda infraestrutura, apresentou soluções, modelos e metodologias e nos ajudou a implantá-las sem pretensão de apoderar-se da operação. A empresa é uma junção do estratégico com “mãos na massa”, tornando esse modelo bem interessante”, complementa Felipe Falagan.
COMO É O AMBIENTE TECNOLÓGICO
A Elmo utiliza em sua infraestrutura:
PALAVRA DO CLIENTE
“Estamos satisfeitos com os resultados obtidos”, Marcos Pessoa – Gerente de Tecnologia da Informação
“Eu indico a Infokeep para todas as empresas que querem melhorar os serviços de tecnologia da Informação, pois a empresa é a grande parceira dos gestores de TI”, Felipe Falagan – Coordenador de Tecnologia da Informação
Felipe Falagan, 29 anos, é Coordenador de Infraestrutura da Elmo Calçados. É Bacharel em Administração de Redes e tem como responsabilidades gerir toda a infraestrutura, incluindo ativo s de servidores, storage (datacenter), telecom, email, segurança, rotinas de manutenção, operação e suporte a usuários.
Marcos Pessoa, 33 anos, é Gerente de Tecnologia da Informação da Elmo Calçados. É formação e tem como responsabilidades o estabelecimento dos padrões, manutenção e desenvolvimento de aplicações, integração e integridade de dados, processos de negócio e workflows, segurança e privacidade, gestão de risco (incluindo continuidade do negócio e aderência) e melhoria de qualidade dos serviços de TI.